Sobre a válvula
As válvulas do tipo borboleta são amplamente utilizadas nas indústrias de processos químicos. Seu peso baixo e menor custo com manutenção e instalação contribuem para sua popularidade. Dependendo de sua construção e da aplicação, podem operar tanto como válvulas de controle quanto de bloqueio. São empregadas principalmente para o controle ou bloqueio de grandes taxas de fluxo de gases ou líquidos em baixas pressões.
Esse tipo de válvula também pertence ao grupo das rotativas, denominadas válvulas de 1/4 de volta, pois seu elemento móvel de vedação tem movimento de abertura e fechamento girando em seu próprio eixo, limitado a 90º. Elas podem substituir as válvulas tipo gaveta, globo, macho ou esfera em aplicações de bloqueio ou controle para altas ou baixas pressões e elevadas vazões, dependendo do tipo construtivo.
São muito utilizadas em indústrias de mineração, alimentícias, bebidas, produtos químicos e petroquímicos, abastecimento e distribuição de água, tratamento de efluentes, papel e celulose, usinas hidrelétricas, etc.
Características
- Abertura e fechamento rápido;
- Alta recuperação de pressão;
- Acionamento manual ou pneumático;
- Haste com dispositivo anti-expulsão;
- Válvula com sede substituível;
- Bitolas a partir de 1 1/2” até 110”;
- Corpo em ferro fundido para instalação entre flanges;
- Construção e fabricação conforme Norma ISO 5752;
- Distância face-a-face conforme Norma API 609;
- Flange superior para acoplamento em atuador.
Detalhes técnicos
Para mais informações, por gentileza entrar em contato com um de nossos engenheiros.